Agenda

Programação

08/01 - 21:00 - 22:00 - Radio Cultura Fm

agenda completa

Experiência de Deus
Padre Reginaldo Manzotti

Ídolos

Lulu Santos

Nome: Luiz Maur?cio Pragano dos Santos
Nascimento: 04/05/1953

Em cerim?nia no Teatro Municipal do Rio, uma seq??ncia de clipes na qual sucessos de Lulu Santos eram cantados por diferentes grupos de an?nimos - de meninas numa sala de aula a freiras, passando por garis, travestis, operadores da bolsa, patricinhas, peruas numa academia de gin?stica, senhoras pr? l? da terceira idade - resumiu com perfei??o a abrang?ncia que a obra deste cantor, compositor e guitarrista carioca de 51 anos atingiu. Esses clipes foram parte da festa de entrega do II Pr?mio TIM de M?sica, em julho de 2004, na qual Lulu foi homenageado como artista do ano pelo conjunto de sua obra, tendo algumas de suas can??es recriadas por, entre outros, Marcos Valle e Lenine. Pr?mio e homenagem para um artista que, como poucos, conseguiu unir a atitude do rock ? musicalidade da can??o brasileira.

Filho de um militar da Aeron?utica, Luiz Maur?cio Pragana dos Santos, passou parte da inf?ncia nos Estados Unidos, onde o pai fazia curso de especializa??o em engenharia aeron?utica. Como qualquer adolescente de sua gera??o, nos anos 60 ele foi capturado pelo som de Beatles e
Rolling Stones. Mas antes disso j? curtia Chubby Checker, Hank Ballard, Ray Charles e os discos de seus pais que rolavam em casa: Frank Sinatra, Perry Como e Andy Williams. A m?sica brasileira entraria pela Jovem Guarda e, principalmente, pela Tropic?lia de Caetano Veloso, Gilberto Gil, Mutantes, Gal Costa e companhia.

Mas o jovem Lulu Santos, guitarra em punho e longos cabelos encaracolados descendo pelos ombros, tinha o rock como meta. Era o que predominava em seus primeiros grupos: do Cave Man, que fazia cover dos Beatles em meados dos anos 60, aos, na d?cada seguinte, Albatroz, Veludo El?trico e V?mana. Neste terceiro, que atuou entre 1975 e 77, lan?ando apenas um compacto para a Som Livre (?
Zebra? e ?Masquerade?), Lulu trabalharia com outros m?sicos fundamentais para o rock brasileiro que tomou a cena a partir dos anos 80, Lob?o e Ritchie. Antes do seu fim, o V?mana ensaiou por alguns meses com o tecladista su??o Patrick Moraz (que fizera parte do grupo Yes). A essa altura, Lulu j? abrira seus horizontes, ligado que estava na m?sica negra de ent?o, soul e funk e disco e at? jazz - este ?ltimo, no grupo fusion Pomoja, que formou com o trompetista M?rcio Montarroyos. Ao lado do baixista Antonio Pedro (que passara pelos Mutantes e nos anos 80 seria um dos criadores da Blitz) e do cantor e tecladista Arnaldo Baptista (da lend?ria forma??o original dos Mutantes), Lulu tamb?m faria, em 1978, outro ef?mero trio, Unzi?tru.

Num mercado quase sem espa?o para o pop-rock brasileiro, Lulu Santos pendurou temporariamente as chuteiras-guitarras para ganhar a vida. Trabalhou por quase dois anos na gravadora Som Livre, ao lado dos produtores Guto Gra?a Mello e Ezequiel Neves (este, tamb?m o mais influente jornalista-roqueiro daquela ?poca), selecionando as can??es que entrariam nas trilhas das novelas da Rede Globo. Paralelamente, Lulu era um dos cr?ticos de m?sica da ?Som Tr?s?, ent?o a principal revista especializada em m?sica no Brasil. O trabalho na Som Livre funcionou como uma gradua??o em can??o popular e logo um renovado Lulu estaria aplicando em suas composi??es esse aprendizado.

Em 1980, com o nome de Luiz Maur?cio - por imposi??o de um diretor art?stico da Polygram (atual Universal), que ?ogramente? argumentava que Lulu n?o era nome de homem - ele lan?ou um compacto simples que passou em branco. Fracasso que n?o abalou o cantor e compositor. Novamente como Lulu Santos, um ano depois, voltaria ? carga. Contratado pela gravadora Warner, lan?aria em seq??ncia tr?s compactos que emplacariam nas r?dios as can??es ?
Tesouros Da Juventude?, ?Areias Escaldantes? e ?De Leve? (esta, uma vers?o feita por Gilberto Gil e Rita Lee para ?Get back?, de John Lennon e Paul McCartney).

Com ?
Areias Escaldantes?, parceria com Nelson Motta, Lulu tamb?m participou do Festival MPB-Shell 1981. No ano seguinte, lan?aria seu primeiro ?lbum, ?Tempos Modernos?, que, produzido pelo ex-baixista dos Mutantes Liminha, reuniria as can??es dos compactos e ainda ?De repente Calif?rnia? (outra parceria com Nelson Motta, e sucesso na trilha do filme ?Menino do Rio?), ?Tudo Com Voc?? (com Fausto Nilo), ?Palestina? (com Nelson Motta) e ?Scarlet Moon? (que Rita Lee escreveu para a jornalista e atriz, mulher de Lulu desde 1978).

A parceria com Liminha prosseguiu nos dois ?lbuns seguintes, ?
O Ritmo Do Momento? (1983) e ?Tudo Azul? (1984). No repert?rio de ambos, mais e muitos sucessos radiof?nicos, no que viria se tornar uma caracter?stica na carreira de Lulu, sempre marcando presen?a nas ondas. Em ?O ritmo...? est? aquele que ? um dos maiores cl?ssicos de Lulu e Nelson Motta, o bolero-havaiano-pop ?Como uma onda (Zen-surfismo)?, e tamb?m ?Adivinha o qu??E Ent?o? (boa Pergunta)?Um certo algu?m? (esta com letra de Ronaldo Bastos). Enquanto ?Tudo Azul?, al?m da can??o-t?tulo (com Nelson Motta), ? o disco de m?sicas como ?O ?ltimo Rom?ntico? (com Antonio C?cero), ?Certas Coisas? (com Nelson Motta), ?Lua-de-mel?, ?T?o Bem? e ?Respeito? (esta com Chacal).

Al?m dos sucessos que emplacou nos r?dios, no palco Lulu afirmou-se como o maior showman de sua gera??o.

No que viria a ser outra constante em seu trajeto, depois desses discos de can??es pop redondas, como que abrindo um novo ciclo, ele faria um ?lbum mais experimental. ?Normal? (1985), produzido pelo pr?prio Lulu, era tamb?m mais roqueiro, flertava com os sons afro-caribenhos em ?
Ny Popoya Y Papa? e consolidava o Lulu letrista - das 11 faixas, apenas duas eram em parceria, com Nelson Motta, ?De Repente? e ?Atualmente?. ?Normal? fechou o ciclo com a Warner. Um ano depois, ele faria ?Lulu? na BMG, disco que bateria seus recordes de vendagem na ?poca, chegando a 200 mil c?pias. Para isso contribuiu o desempenho de can??es como ?Casa?, ?Condi??o? e ?Um Pro Outro?.

O disco seguinte, ?
Toda Forma de Amor?, lan?ado em 1988, manteria o ritmo e os hits, incluindo ?A Cura?, ?Cobra Criada? e a faixa-t?tulo. A grande turn? de lan?amento, que percorreu boa parte do Brasil e chegou tamb?m ao Festival de Jazz de Montreux, na Su??a, gerou o primeiro disco ao vivo do cantor: ?Amor ? arte?. Ao vivo que fugia da f?rmula de grandes sucessos. Entre esses, ?Um certo algu?m? e ?Toda a forma do amor?, mas o repert?rio inclu?a ainda uma vers?o de Lulu para a beatle ?Here comes the sun? (George Harrison), literalmente, ?L? Vem O Sol?; mais Beatles em ?You've Got To Hide Your Love Away? (Lennon e McCartney); e flertes com a MPB ao recriar Caetano Veloso (?N?o Identificado?) e Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira (?Asa Branca (vinheta)?).

Sinais de que outras mudan?as estavam por vir. ?Popsambalan?o e outras levadas?, de 1989, era marcado por influ?ncias que iam dos Jorges Ben Jor (seu samba-pop inspira a composi??o de abertura, ?
Brum?rio?) a Mautner (numa leitura bossa-novista de ?Samba Dos Animais?, de Mautner e Nelson Jacobina). Apesar de antecipar muito do que pautaria o pop-rock brasileiro da d?cada seguinte, incluindo o revival de Jorge Ben Jor e o aceno ao samba, ?Popsambalan?o...? n?o teve a resposta dos discos anteriores.

?
Honolulu (o Hava? ? L?)?, em 1990, tamb?m ficou aqu?m de sua m?dia de sucesso, mesmo que puxado pelo hit ?Papo Cabe?a?. Dois anos depois, Lulu mudaria para a Polygram (atual Universal), onde gravou o roqueiro ?Mondo cane?. Ousado, e quase ignorado na ?poca, apesar de um repert?rio com p?rolas como ?Fevereiro?, ?Foi Mal?, ?Apenas Mais Uma De Amor? e ?Ecos Do Passado?.

A passagem pela Polygram durou pouco e Lulu entrou na d?cada de 90 sem gravadora. O sucesso nas r?dios de ?
Tim Medley?, produ??o com o DJ Mem? que reunia ?Leme ao Pontal? e ?Rod?sia? em arrebatadora levada disco, provou que Lulu n?o era carta fora do baralho. Foi o suficiente para a BMG acenar com novo contrato, e, produzido por Marcello ?Mem?? Mansur, ele voltar por cima com ?Assim Caminha A Humanidade? (1992). A dan?ante faixa-t?tulo mantinha o ritmo insinuado pela recria??o de Tim Maia, mas o disco reafirmaria sua liga??o com a MPB em ?Bigorrilho? (Gomes, Paquito e Gentil) e ?Tuareg? (Jorge Ben Jor), faria ponte com o rock de Neil Young (?Hey Hey, My My?) e traria pepitas com o mais puro padr?o lulusantos em can??es como ?Febre?, ?Graal? e ?Tudo Igual?.

A parceria com o DJ e produtor e o mergulho na m?sica das pistas seriam aprofundados em ?Eu e Mem?, Mem? e eu? (1995), disco que bateu a marca de um milh?o de c?pias vendidas. Ele trazia vers?es turbinadas para sucessos de Lulu (?
Casa?, ?Toda Forma de Amor?, ?Assim Caminha A Humanidade?, ?Tudo bem?) ou de outros artistas: Tim Maia (?O Descobridor Dos Sete Mares?, ?Sossego?), Roberto Carlos e Erasmo Carlos (?Se Voc? Pensa?) e Marina Lima e Antonio C?cero (?Fullg?s?).

De 1996, ?Anti ciclone tropical?, nova produ??o de Mem?, ? introduzido por um dos grandes sucessos de Lulu Santos, ?
Aviso aos Navegantes?. Em ?Assaltaram a gram?tica II?, a parceria de Lulu com o poeta Waly Salom?o, que fora lan?ada pelos Paralamas do Sucesso, ganhou um terceiro parceiro, Gabriel O Pensador, que tamb?m participou da grava??o.

O disco seguinte,?Liga l??, em 1997, traz novo produtor, Marcelo Sussekind, e mais pop de vi?s experimental. Algo que se confirma tanto nas novas composi??es de Lulu - como ?
Hyperconectividade?, ?Tempo/espa?o?, ?Creio?, ?Kryptonita? e ?Tempo/espa?o cont?nuo? (esta em parceria com o maestro da Tropic?lia, Rog?rio Duprat, autor do arranjo) - quanto nas recria??es de ?Ando Meio Desligado? (Mutantes), ?F? Cega, Faca Amolada? (Milton Nascimento e Ronaldo Bastos), ?De Mi? (do argentino Charly Garcia), ?D? Um Rol?? (Moraes e Galv?o, dos Novos Baianos) e ?Chico Brito? (samba de Wilson Batista e Afonso Teixeira).

?Calend?rio?, em 1999, marcaria o reencontro com o produtor Liminha, que tamb?m marcou presen?a no est?dio, alternando-se no baixo, nos teclados, nas guitarras e na programa??o de bateria. A safra de can??es mostrava que, ao contr?rio do que poderia sugerir o t?tulo do primeiro sucesso e faixa de abertura, ?
Fogo de Palha?, a chama criativa de Lulu estava muito acesa, incluindo ainda petardos como ?Mala & Cia.?, ?Bolado?, ?Eu N?o? (esta com letra de Nelson Motta), ?Brasil Legal? e ?S?bado ? Noite?.

O ano seguinte foi tempo de revis?o, com ?Lulu Ac?stico?, o registro de sua participa??o na s?rie da MTV. As 23 faixas desse CD duplo funcionam como s?ntese da obra de um mestre da can??o. Tem ?
Condi??o?, tem ?Aviso aos Navegantes?, tem ?Sereia?, ?Tempos Modernos?, ?Um certo algu?m?, ?Como uma onda?, ?Casa?, ?S?bado ? Noite?, ?Tudo bem?, ?De repente Calif?rnia?...

Passado relido (e muito presente), Lulu rodou boa parte dos anos 2000 e 2001 com o show ?Ac?stico?. E recarregou as baterias criativas para seu primeiro disco de in?ditas no novo s?culo/mil?nio, ?Programa? (2002), produ??o de dois m?sicos de sua banda, Alex de Souza e Christiaan Oyens. Can??es como ?
Do Outro Mundo?, ?Am?m?, ?Tempo Real?, ?A Mensagem? e ?Todo universo? mostravam a op??o por mais desafios, num disco que tamb?m inaugurava uma parceria com o sempre moderno bossa-novista Marcos Valle e com Ed Motta, ?Walkpeople?, e reunia em ?4 Do 5 (para Herbert)? Lulu e os Paralamas do Sucesso.

?Bugalu?, em 2003, trouxe de volta as m?os e o c?rebro do DJ Mem?, que assinou a produ??o e programou muito dos barulhinhos bons e eletr?nicos que pontuam o disco. O compositor Lulu esbanja ?tima forma em can??es como ?
J? ??, ?Leite & Mel?, ?As Escolhas? (esta gravada num dueto com o cantor Pedro Mariano), ?L?ngua Presa? (nova parceria com Marcos Valle, que participa com seus Fender Rhodes e teclados), ?Rito Pag?o?, ?Delete? e ?Jahu?.

Em 2004, nova revis?o de sua carreira com o disco ?Ao vivo MTV?, produzido por Paul Ralphes. Nele, algumas das muitas m?sicas que invadiram as ondas radiof?nicas e o imagin?rio do povo brasileiro. Algumas daquelas que, hoje, est?o presentes tanto no repert?rio de meninas numa sala de aula quanto de garis varrendo as ruas, de freiras e travestis, de operadores da bolsa e patricinhas, de peruas numa academia de gin?stica e senhoras pr? l? da terceira idade... Assim como tamb?m marcam presen?a em discos de diferentes artistas da m?sica brasileira: de novas bandas de rock que reverenciam o seu pioneirismo a grupos de pagode, passando por grandes int?rpretes como
Gal Costa, Milton Nascimento, Zizi Possi, Marisa Monte, Z? Ramalho e Marina Lima.

Ele tem ainda em seu curr?culo colabora??es com mestres como
Gilberto Gil (Lulu produziu o CD ?B?nus de carnaval?, que acompanhou o disco ?Quanta gente veio ver?, de 1998) e Caetano Veloso (no disco ?Noites do Norte ao vivo?, de 2001, est?o as can??es ?O ?ltimo Rom?ntico? e ?Como uma onda? de Lulu, que se junta tamb?m ao compositor baiano na interpreta??o de ?Cobra coral?).

Flashes da obra de um artista em movimento, que, como naqueles seriados dos nossos irm?os do norte, ?To be continued...?.

Rádio Cultura FM - Bom Jesus do Sul - PR - Todos os Direitos Reservados

<Facebook>OrkutTwitter